O Funeral de um Viking (1893) | The Funeral of a Viking | Frank Dicksee
Página inicial Artes A arte romântica de Frank Dicksee

A arte romântica de Frank Dicksee

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 4 minutos de leitura

Sir Francis Bernard Dicksee ou Frank Dicksee, como ficou conhecido, nasceu em Londres, em 27 de novembro de 1853. Filho do também pintor inglês Thomas Dicksee, ele, seu irmão Herbert e sua irmã Margaret foram ensinados na arte da pintura desde cedo pelo pai, em seu estúdio.

Frank e sua irmã viveram em Russell Place, uma colônia repleta de artistas e decoradores. Havia obras de arte por toda a parte ali. Esse lugar foi responsável pelo imenso amor compartilhado entre os dois irmãos pelas artes. Mesmo antes de aprender a escrever, Frank Dicksee já sabia desenhar. Passava a maior parte do seu tempo no estúdio do pai, inclusive nos feriados, aprendendo e auxiliando-o. Aprendeu a desenhar a partir moldes e a copiar estudos, bem como partes de fotografias.

Tornou-se conhecido por suas obras de caráter dramático literário, histórico e de cenas lendárias. Outro fator que trouxe grande reconhecimento a Frank foram os seus retratos de mulheres da moda. Muitas de suas obras são inspiradas pela Irmandade Pré-Rafaelita, ainda que não fizesse parte dela.

O estilo romântico e realista das suas obras foi bastante popular no século XIX, uma época marcada por resgates das origens mitológicas e históricas dos povos ocidentais. No entanto, Frank Dicksee viveu o bastante para ver esse estilo ser questionado como antiquado, uma vez que a onda modernista já havia tomado conta do meio acadêmico. Ele condenava o modernismo artístico, pois achava que a beleza deveria ser retratada como ela é.

Frank Dicksee, pintor inglês da Era Vitoriana

Sir Francis Bernard Dicksee

Carreira artística

Aos 16 anos, Frank completou seus anos escolares, mas continuou a ajudar o seu pai em seu trabalho, em tempo integral, por quase um ano. Ao final desse período, concorreu ao cargo de funcionário aprendiz nas Escolas da Academia Real e foi admitido de forma imediata.

Em 1871 recebeu uma bolsa de estudos para ingressar na Academia Real Inglesa de Londres, obtendo sucesso muito rapidamente. Venceu uma medalha de prata por seu desenho Antique, em 1872, e uma medalha de ouro por seu quadro retratando Elias confronta Acabe e Jezabel na vinha de Nabote, em 1875. Entrou para o corpo da Academia em 1891 e tornou-se seu presidente em 1924. Foi sagrado cavaleiro em 1925 e nomeado para a Ordem Real Vitoriana em 1927 pelo Rei George V.

PUBLICIDADE

Veja também:


Enquanto estudava, começou a trabalhar como ilustrador em revistas e outros periódicos. Foi contratado pela Cassell & Co. na década de 1880 para ilustrar as edições de Evangeline (1882) de Longfellow, Romeu e Julieta (1884) e Otelo (1890), de Shakespeare.

Frank Dicksee pintou O Funeral de um Viking (1893), que foi alvo de críticas tanto positivas quanto negativas. Positivas pela perfeição de sua execução e negativas pelo que os críticos consideraram como “patente teatralidade”. A pintura foi popularizada na década de 1990 como ilustração da capa de Hammerheart, álbum da lendária banda sueca de Viking Metal BathoryA obra encontra-se hoje na Galeria de Arte de Manchester.

Frank Dicksee faleceu de morte súbita em 17 de outubro de 1928, aos 74 anos.


Galeria – Frank Dicksee

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar