Asgårdsreien (1872) | Peter Nicolai Arbo
Página inicial Artes A arte nórdica de Peter Nicolai Arbo

A arte nórdica de Peter Nicolai Arbo

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 3 minutos de leitura

Peter Nicolai Arbo foi um pintor norueguês especializado em retratar a história norueguesa e a mitologia nórdica.


Nasceu em 18 de junho de 1831, na cidade de Drammen, Noruega. Como muitos dos seus contemporâneos artistas, buscou dar vida à identidade nacional de seu país através da arte.

Auto-retrato (1874) | Peter Nicolai Arbo | pintor norueguês de mitologia e história nórdica

Auto-retrato (1874) | Peter Nicolai Arbo

Trajetória artística

Arbo iniciou seus estudos artísticos em 1851, na Escola de Arte de Copenhagen, Dinamarca, dirigida pelo pintor Frederik Ferdinand Helsted. Depois de passar um ano ali, mudou-se para Düsseldorf, na atual Alemanha. Estudou entre 1853 e 1855 sob a orientação do pintor Karl Ferdinand Sohn e, entre 1857 e 1858, foi orientado por Emil Hünten, um pintor de batalhas e de animais.

Em Düsseldorf ele foi ainda aluno particular do pintor histórico Otto Mengelberg. Teve contato com Adolph Tidemand e tornou-se grande amigo de Hans Gude, ambos professores na academia de arte em Düsseldorf. O aprendizado de Arbo, juntamente com a influência recebida por seus pares, contribuíram para a associação do pintor à Escola de Düsseldorf. As obras dos pintores associados a essa escola romântica são marcadas por paisagens detalhadas, envolvendo histórias alegóricas ou religiosas.

PUBLICIDADE

Veja também: A Mitologia Nórdica na pintura de Nils Blommér

Em 1861, Arbo retornou para a Noruega. No ano seguinte, embarcou em uma viagem de estudos juntamente com Hans Gude e Frederik Collett. Em 1866 foi nomeado Cavaleiro da Real Ordem Norueguesa de Santo Olavo e Cavaleiro da Ordem de Vasa.

Ocupou diversas posições durante sua carreira, como a de jurado em Estocolmo em 1866 e na Filadélfia em 1876. Foi Curador da exibição do departamento de arte vienesa em 1873, membro da National Gallery Company a partir de 1875 e diretor da Sociedade da Christiania Art Society de 1882 até sua morte.

Ainda em 1882 casou-se com a professora de arte Eliza Thomas em Meudon, comuna situada na periferia de Paris. Faleceu em 1892, aos 61 anos de idade.

Temas das pinturas

Uma de suas pinturas mais famosas é Åsgårdsreien, de 1872, obra que ilustra a postagem. A pintura retrata o tema “A Caçada de Odin” ou “A Caçada Selvagem”, recorrente na mitologia europeia. Liderada por Odin/Wotan/Woden, um exército de seres sobrenaturais e mortos prenuncia catástrofes, pestes, a morte ou mesmo o rapto de quem a testemunhava.

Outra temática recorrente em suas obras era o de figuras mitológicas montadas em cavalos pelos céus. O tema é retratado nas pinturas Valquíria (pintada em duas versões em 1865 e 1869) Nótt Montada em Hrimfáxi (1887) e Dagr (1874).

Do mesmo modo que Frank Dicksee, Arbo foi homenageado pela banda de Viking Metal Bathory. Åsgårdsreien ilustra a capa do álbum Blood Fire Death de 1988, o primeiro a adotar a mitologia nórdica como tema das letras.


Galeria

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar