Pierrick Valence, Justine Galmiche e Mattjö Haussy | Skáld
Página inicial Matérias Cânticos vikings pelos franceses do Skáld

Cânticos vikings pelos franceses do Skáld

por. Thiago Marques
Publicado: Atualizado: 0 comentário 4 minutos de leitura

Skáld é o nome da nova banda francesa de folk nórdico que, em pouco tempo de exposição, tem atraído um significativo séquito na Internet.


Seu primeiro videoclipe Rún já foi assistido por mais de 1 milhão de pessoas no YouTube, sendo que sequer lançaram o primeiro álbum, Vikings Chant  (Cântico dos Vikings). Sua música apresenta elementos familiares aos fãs de Wardruna e Heilung, deixando a sua assinatura particular em um trabalho vocal verdadeiramente único.

A origem do Skáld

A origem do projeto se deu quando o compositor-produtor Christophe Voisin-Boisvinet encontrou um trio de talentosos cantores, cujas vozes, segundo ele, possuíam timbres atípicos: Justine Galmiche, Pierrick Valence e Mattjö Haussy. Juntos, eles decidiram se aprofundar no mundo poético dos antigos escaldos, os poetas, músicos e contadores de história da Alta Idade Média, similares aos bardos dos celtas. Para isso, entoam canções em nórdico antigo que contam a história dos vikings e dos seus deuses.

PUBLICIDADE

Veja também: Skáld | Disponível a reedição de Vikings Chant com faixas inéditas

A missão dos integrantes do Skáld é justamente dar vida a esse legado. Procuram, assim, inserir o ouvinte em uma paisagem sonora evocativa daqueles tempos. Fazendo uso de percussão tribal, com tambores xamânicos de diversos tamanhos, buscam exaltar a força marcial e a vitória. Utilizam ainda ossos de animais e chifres de veado como elementos de percussão, além da lira, da talharpa, da citole tocada com um arco, do jouhikko e da nyckelharpa. Com esse conjunto diverso de instrumentos, eles dão vida à riqueza da cultura musical escandinava.

As inspirações do grupo vêm especialmente do poema Völuspá  da Edda Poética e da primeira parte da Edda em ProsaGylfaginningOs textos foram adaptados e transformados em música por Christophe Voisin-Boisvinet e tratam sobre a cosmogonia escandinava e episódios envolvendo os deuses de Asgard.

Os músicos

Skáld tem como marca principal o trabalho dos seus três vocalistas Justine Galmiche, Pierrick Valence e Mattjö Haussy. O trio estudou as técnicas vocais utilizadas pelos escaldos a partir dos registros sobreviventes daquele período. De posse dessa habilidade, utilizam todo o poder de suas vozes de forma profunda e orgânica. Um destaque deve ser dado à vocalista Justine Galmiche, cuja voz realmente encarna tal descrição como poucas por aí.


Veja também: Skáld revela videoclipe da música ‘Flúga’

Justine, Pierrick e Mattjö têm origens musicais diferentes uns dos outros. Em comum, compartilham a maestria das técnicas de canto e o conhecimento das culturas escandinavas. Os três tocam instrumentos antigos, estudaram idiomas antigos ou participaram de reconstituições histórias da Era Viking. Eles defendem que o presente momento de interesse pelo período está longe de ser uma moda passageira. Em vez disso, trata-se de um estilo de vida a ser praticado diariamente.

Vikings Chant

Até o momento, o grupo já divulgou cinco das treze composições do álbum Vikings Chant. O disco será lançado no dia 25 de janeiro de 2019 em vinil, CD, e formato digital. O trabalho já se encontra em pré-venda.


Veja também: Skáld lança ‘Vikings Chant’, seu álbum de estreia

Vikings Chant | Skáld

Vikings Chant | Skáld


Confira abaixo o primeiro videoclipe do grupo, assim como os lyric videos das demais músicas divulgadas até o momento. (ATUALIZAÇÃO: com o lançamento do álbum, a banda removeu os demais vídeos anteriormente disponibilizados.)


| Website | Facebook | Twitter |
| Instagram | Spotify | Deezer |

PUBLICIDADE

Publicações relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está OK com isso, caso decida permanecer conosco. Aceitar